Chegamos a mais um Primeiro de Maio, Dia Mundial do Trabalho e do Trabalhador. E sabemos que é um dia de comemoração, mas dentro de uma época em que se faz necessário o trabalho duro, a vigilância, a atenção e a conscientização política.
Cada vez mais encaramos a necessidade de nos fortalecermos enquanto agentes sindicais, para melhor defender os interesses da classe trabalhadora, em nosso caso a classe comerciária, mas sempre pensando globalmente e querendo o melhor para cada cidadão, trabalhador ou trabalhadora deste Brasil que, sabemos, pode e deve ser muito melhor e mais justo.
A realidade político-social nos aponta um quadro de degradação causada ao longo de governos nefastos que muito subtraíram em relação aos direitos conquistados por nossos trabalhadores. As reformas trabalhista e previdenciária se revelaram maléficas em diversos aspectos, fazendo com que regredíssemos dezenas de anos e, inclusive, voltássemos à vergonhosa e descabida posição de segundo pior salário entre os 31 países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), fator que recoloca o país no vil e indecoroso mapa da fome.
Ainda assim, com tanto a refletir e enfrentar, queremos deixar nossos cumprimentos e nosso fraternal abraço a cada trabalhador ou trabalhadora deste país, especialmente aos comerciários e comerciárias de Limeira, Leme, Conchal, Iracemápolis e Cordeirópolis, a base territorial do Sindicato dos Empregados no Comércio de Limeira. Junto a este abraço, vai também o do presidente da Fecomerciários, Deputado Federal Luiz Carlos Motta, nosso líder e mentor, que tanto tem lutado, na linha de frente ou nos bastidores, pela dignidade dos trabalhadores.
Viva o Primeiro de Maio. Viva o Trabalho. Viva o trabalhador do Brasil!
Paulinho Silva
Presidente do Sinecol