Premiação ocorre no dia 07 de novembro, no Clube dos Comerciários
O tradicional Prêmio Cidadão de Poesia anuncia os selecionados de sua 26ª edição. Foram inscritos 1362 poemas, oriundos de todas as regiões do Brasil e vários outros países. No dia 21 de outubro a Comissão julgadora se reuniu na sede do Sinecol, em Limeira, para deliberar os vencedores, selecionando 10 poetas na Categoria Geral e 10 na categoria “Autores limeirenses”.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 07 de novembro, às 19h30, no Clube dos Comerciários, localizado à Rua Arquiteta Sueli Fior de Godoy, 530, no Jardim Limeirânea, em Limeira, estado de São Paulo. Na ocasião, os três primeiros da Categoria Geral receberão prêmio em dinheiro, troféu e diploma, havendo ainda a distribuição de sete menções honrosas. Entre os autores limeirenses, o primeiro colocado receberá prêmio em dinheiro, troféu e diploma, sendo os outros nove agraciados com diploma de menção honrosa. Os selecionados são os seguintes:
Categoria Geral:
1ºlugar: Osvaldo Copertino Duarte (Vilhena/RO) – “Decálogo”
2ºlugar: Raphael Lopes Mendonça de Carvalho (Saquarema/RJ) – “Faces da guerra”
3ºlugar: José Manoel Conceição Baptista (Alvaiázere/Portugal) – “Mãos de avó”
Menções honrosas (por ordem alfabética de autor)
Amanda Carvalho Izidoro (Paraguaçu/MG) – “Floresta de corpos”
Arzírio Cardoso (Campo Largo/PR) – “Eucaristia”
Claudio Boczon (Curitiba/PR) – “Meu zeloso guardador”
Flávio Antonio Monteze (Guarulhos/SP) – “As coisas que me olham”
Lyra Franklin ( Passos-MG) – “Então”
Nino Mauro Ferreira Moreira (Rio de Janeiro/RJ) – “Uma emergência outra”
Rafaela Aparecida Schendrosk (Santa Bárbara D´Oeste/SP) – “As coisas como são”
Autores limeirenses:
(Obs.: Os autores limeirenses estão por ordem alfabética. O vencedor dessa categoria será divulgado durante o evento de premiação.)
André de Freitas Barbosa (A casa de poeira)
Ariane Martins (Manifesto em cena)
Beatriz Silva de Freitas Pereira (Mãe)
Carlos Jerônimo Vieira (Sine qua non)
Gisele Godoi (Poeta em poesia)
Loíde Rita Pizani (Poetando na chuva)
Luciene Farias (Ainda estou aqui)
Mauro Donizetti (Arrego)
Reinaldo Rodrigues Ribeiro (Nada pode ser se não for verdade)
Sol Oliveira (O que o silêncio me diz)
Criado em 1994, o Prêmio Cidadão de Poesia é uma iniciativa do jornalista e escritor Otacílio Monteiro, com apoio cultural do Sinecol – Sindicato dos Comerciários de Limeira. Neste ano, o evento homenageia o grande artista limeirense Marcos Lima, escritor, compositor, percussionista e professor, líder do grupo Toc Percussivo. A comissão julgadora do concurso teve a seguinte formação: Carla Keller (Mestra em Literatura, declamadora e poetisa), José Farid Zaine (Professor, diretor teatral, cantor, compositor e poeta, membro da Academia Limeirense de Letras e da Sociedade Literária Limeirense) e Priscila Celles (Escritora, professora e poetisa, membro da Sociedade Literária Limeirense). A Comissão organizadora é formada pelo presidente do Sinecol, Paulo Cesar da Silva, o Diretor Cultural Hilário da Fonte, o poeta Otacílio Monteiro e a Secretária Andreza Garcia. Dúvidas podem ser dirimidas através do e-mail otaciliopoetabrasileiro@gmail.com.

